Instituto Pensar - Havana sedia 21ª cúpula de integração latino-americana, nesta sexta

Havana sedia 21ª cúpula de integração latino-americana, nesta sexta

Twitter/Alba-TCP Bloco integracionista foi criado em dezembro de 2004 na capital cubana

Presidentes e representantes dos países que compõem a Alternativa Bolivariana para os Povos e o Tratado de Comércio Popular (ALBA-TCP) se reúnem, nesta sexta-feira (27), na 21ª Cúpula de integração da América Latina. O encontro será em Havana, capital de Cuba.

O objetivo é "compartilhar estratégias comuns de desenvolvimento e analisar a situação política regional?, conforme o Ministério de Relações Exteriores cubano.

O evento acontece às vésperas da IX Cúpula das Américas, que será realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em junho, e que excluiu unilateralmente Cuba, Venezuela e Nicarágua.

O bloco integracionista foi criado em dezembro de 2004 em Havana com a assinatura da Declaração Conjunta e do Acordo para a Aplicação da ALBA pelo então presidente da Venezuela Hugo Chávez e Fidel Castro.

Calúnia

Na última semana, O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou que os Estados Unidos usam a calúnia para tentar justificar a exclusão do país caribenho da próxima Cúpula das Américas. As informações são da Prensa Latina.

Leia também: EUA mente para justificar exclusão de Cuba da Cúpula

Sem pretextos para o esforço de excluir países da região da Cúpula hemisférica de Los Angeles, os Estados Unidos mais uma vez recorrem à afirmações caluniosas ao apontar que Cuba não coopera suficientemente na luta contra o terrorismo.

"Mais uma mentira?, apontou o mais alto representante diplomático cubano no Twitter na quinta-feira (19).

Governadores, como o mexicano Andrés Manuel López Obrador, e o boliviano Luis Arce, anunciaram que estarão ausentes se todas as nações americanas não forem convidadas.

Com informações do Opera Mundi



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: